Chicago Express - Queen Games

Um jogo de Harry Wu para 2 a 5 jogadores, a partir do 12 anos, com a duração de 60 minutos.

O crescimento Industrial Americano seria inconcebível sem os caminhos-de-ferro. Era a única forma possível de abrir, este enorme país transportando os materiais necessários, a longas distâncias. O desenvolvimento industrial da América do Norte, é por isso, sinónimo da expansão das redes de caminhos-de-ferro, de companhias individuais, muitas das quais eram fundadas na altura com a ajuda de investidores que entravam com o capital necessário.
Nomes como “Comelius Vanderbit” e “Charles Morgan” são testemunhos deste período, mas o financiamento dos caminhos-de-ferro não era a única coisa que estes investidores tinham em mente. De todos os objectivos, o mais importante, era conseguir obter o máximo de lucro possível.


Objectivo do Jogo
Como investidores na economia Americana nos finais do sec. XIX, os jogadores tentam obter o máximo de lucro possível do próspero sector dos caminhos-de-ferro. Eles usam o seu dinheiro para adquirir acções em companhias de caminhos-de-ferro, para que possam influenciar o seu desenvolvimento e ganhar dinheiro através de dividendos que são pagos durante o jogo.
Cada companhia de caminhos-de-ferro gera um rendimento, o qual é distribuído completamente entre os accionistas (jogadores) em forma de dividendos, durante a Fase de Dividendos. O rendimento de uma companhia pode ser aumentado de duas maneiras, através da conexão de novas Cidades e hexágonos de Montanha a uma rede de itinerários, ou através do desenvolvimento desses hexágonos já conectados a uma rede de itinerários.
Cada companhia de caminhos-de-ferro recebe o capital necessário, essencialmente através da venda de acções aos jogadores.
Só o jogador que tenha investido acertadamente e expandido a companhia certa, é quem presumivelmente recebe os maiores dividendos.
O vencedor é o jogador com mais dinheiro no final do jogo.


Modo de Jogar
Alternadamente, começando com o jogador inicial, o jogador que está na sua vez de jogar, escolhe uma acção e depois decide se implementa a acção ou não faz nada.
Depois de um certo número de acções, o jogo é interrompido por uma Fase de Dividendo.
As seguintes opções podem ser seleccionadas:
- Leiloar uma Acção
- Expansão da rede de itinerários de uma companhia de caminhos-de-ferro
- Desenvolvimento de um hexágono ou Cidade Industrial
Para começar, as agulhas indicadoras da opção escolhida é movida em um espaço para a direita depois do jogador seleccionar a acção.
Se um indicador de uma acção apontar para o vermelho, o jogador não pode seleccionar essa acção.
Se dois indicadores apontarem para o vermelho, uma Fase de Dividendos é convocada, depois da qual todos os indicadores são movidos de regresso ao verde. Só depois desta fase o jogador faz o seu movimento.

Sem comentários: