Missão a Marte 2049 - Majora


A Majora e National Geographic Channel desafiam os portugueses a colonizar Marte
 
Missão a Marte 2049 é um jogo de estratégia para toda a família, de 2 a 4 jogadores para crianças a partir dos 9 anos, com cartas, dados e uma dinâmica constante que envolve todos os participantes. O objetivo é ser o primeiro colonizador a contruir uma estação de extração de água no Pólo Norte de Marte, mas para isso há que gerar recursos, aumentar a colónia e resistir às missões. É uma incursão no mundo da ficção científica onde é possível ganhar até à última jogada.

História
Estamos no ano de 2049. Há vinte e cinco anos, a primeira nave especial interplanetária trouxe um grupo de humanos a Marte. Desde então, o pouco acolhedor Planeta Vermelho tornou-se a sua casa permanente. Os exploradores construíram pequenos campos e adaptaram-se a viver num ambiente difícil, completamente inadequado para a fragilidade biológica da raça humana.
Os primeiros anos de instalação exigiram bastante esforço. No entanto, os corajosos colonizadores persistiram. No hemisfério Norte, não longe do equador Marciano, encontramos agora quatro campos separados. Aqui, na primeira fronteira real da colonização espacial, os humanos estão também à beira da sua primeira batalha.
Os colonizadores têm sido mantidos vivos – por agora. Mas não será o suficiente. Para a colonização de Marte ser verdadeiramente bem-sucedida, os colonizadores precisam de um desenvolvimento sustentável e para isso, precisam de água. Em pequenas quantidades, esta substância vital pode ser extraída do solo marciano. Um pouco mais de água, pode ainda ser extraída das camadas de gelo subterrâneas, mas não a suficiente para atender às necessidades dos colonizadores. A escassez de água está a tornar-se num terrível problema. Apenas um local pode ajudar a resolver este problema. Quase ao alcance encontra-se o Pólo Norte, com uma camada de gelo que abriga o maior depósito de água em Marte, mas tem um ambiente tão rigoroso que até as máquinas podem morrer de frio. Os colonizadores têm de entrar numa guerra entre si para competirem por Recursos e Tecnologia, ou não conseguirão avançar rumo a Norte para alcançar as extensas planícies de gelo.
O acesso a água ilimitado vai garantir um futuro aos que lá chegarem primeiro.
Afinal de contas, apenas o primeiro colonizador a construir uma Estação de Extração H2O na camada de gelo será o primeiro e verdadeiro colonizador de Marte. Incontestado por qualquer outra pessoa.
A batalha pelo Pólo Norte começou!

Dinâmica
1. Cada jogador inicia o jogo com uma primeira base construída num dos pontos de partida do tabuleiro e 3 estações de recursos adjacentes: uma estação de ar, uma estação alimentar e uma estação de minerais;
2. O dado dá início a todas as jogadas;
3. O banco do jogo é o local onde os jogadores pagam por tudo o que querem comprar no jogo;
4. Durante o seu turno os jogadores podem efetuar trocas de recursos com o banco, trocar cartas de recursos por fichas, pagar e construir bases, estações de recursos e laboratórios, comprar e jogar cartas de missão;
5. Os jogadores vão aumentando e fortalecendo a sua colónia aproximando-se cada vez mais do Pólo Norte;
6. O primeiro jogador a construir uma estação H20 ganha, mas para isso é necessário gerar recursos suficientes para construir 5 bases e 1 estrada.

O Tabuleiro do jogo
O tabuleiro do jogo mostra o mapa do Hemisfério Norte de Marte com o Pólo Norte no centro. Tem cinco coordenadas Horizontais e 24 coordenadas Verticais e os locais de início o jogo onde os participantes constroem a sua primeira base.


Promoção de Lançamento
A Majora assinala a chegada de Missão a Marte 2049 a Portugal com um preço de lançamento especial de 30€ até 13 de novembro, uma ação exclusiva nos quiosques da marca e em www.majora.pt. A partir dessa data Missão a Marte 2049 encontra-se à venda com um PVP de 32,99€, na loja oficial, El Corte Inglés, nos quiosques da marca nos centros comerciais Amoreiras, Cascais Shopping, Colombo, Norte Shopping e online.
 

 

Chariot Race - Ediciones MasQueOca


Um jogo de corridas intensas para 2 a 6 cocheiros, a partir dos 8 anos de idade,
por Matt Leacock.

Milhares de pessoas aguardam por um espetáculo… uma tarde de calor abrasador… corpos equinos suados puxando nervosamente os seus arreios. Lá está, o sinal da partida! Avançando com a tua biga (carro romano puxado por dois cavalos), inicialmente devagar, mas ganhando velocidade rapidamente… circulando a spina (uma longa barreira) ao centro da arena para completar a primeira volta… A próxima curva aproxima-se… Olhando para trás vê-se que uma das bigas já ficou muito na retaguarda e, mesmo à frente, outra entra na curva com demasiada velocidade, fazendo com que o veículo embata contra a parede e fique fora da corrida. Só uma única biga bloqueia o teu caminho para a vitória. Não é altura para se ser civilizado. Seguras firmemente a lança na tua mão, esperando que o outro cocheiro esteja visível… ou deves tentar ultrapassa-lo e largar as estrepes no seu caminho?

É com todo o gosto que damos a conhecer mais um jogo de tabuleiro editado em Português fruto da parceria entre as EdicionesMasQueOca e o dreamwithboardgames.

Podem comprar o jogo aqui.

Morpheus - Tailor Games


Autor: Krzysztof Matusik
Artista: Krzysztof Matusik
Editorial: Tailor Games
Nº Jogadores: 2-4
Duração: 30-60 Min.
Idade: a partir dos 10 anos
 
A editora Tailor Games é um projeto pessoal do autor Krzysztof Matusik para publicar algumas das suas criações. Por ocasião da próxima feira em Essen a editora publicou vários títulos, entre os quais este Morpheus.
No Morpheus, os jogadores competem para se tornarem assistentes de Morpheus, o novo rei da Oniria, um mundo imaginário que precisa de sonhos humanos para a sua sobrevivência. O objetivo dos jogadores durante o jogo é construir sonhos com a maior energia possível. Para fazer isso, no início do seu turno, o jogador ativo joga os dados e os restantes escolhem um deles. Os jogadores recebem presentes com quantidades variáveis ​​de essência dependendo do valor dos dados.
Depois disso, os jogadores podem atribuir essa essência a sonhos específicos para poderem completá-los. Além da essência, os jogadores podem obter cronita, um mineral raro capaz de modelar o tempo que se usa como moeda de troca e a onirita, um dispositivo que permite alterar a estrutura da Oniria e permite aos jogadores realizarem ações adicionais.

Morpheus será publicado numa edição que contém as regras em Inglês.