Excape - Filosofia

Um jogo de Reiner Knizia para 3 a 6 jogadores, a partir dos 8 anos, com a duração de 30 minutos.
A editora Canadiana Filosofia vai lançar o jogo “Excape” – uma nova versão do Jogo “Exxtra” de Reiner Knizia, o qual teve a sua primeira aparição em 1999, através da editora Amigo Spiele. Esta nova versão será lançada em Fevereiro deste ano. Para ajudar na promoção do jogo, representantes da Filosofia fizeram uma demonstração do jogo ao ar livre, com uma temperatura ambiente de -28º, conforme podem ver neste vídeo:
Para aqueles que não se dão muito bem com a Língua Francesa, fica aqui uma descrição do modo de jogar:
Cada jogador tem um par de dados, e na sua vez de jogar lançam os dados – possivelmente várias vezes – para tentar criar o maior número de dois dígitos.
Se obtiveres um double, avanças 1-3 espaços (dependendo do double obtido), e podes continuar a lançar os dados.
Se obtiveres um “X”, a tua vez de jogar termina.
Se parares de lançar, posicionas os teus dados numa das linhas da tabela com os valores de 0-5.
Quando posicionas os dados numa linha, tens de comparar a tua combinação de dados com cada combinação existente, nas linhas acima da tua.
As combinações de dados nas linhas acima, que sejam iguais ou menores do que a tua combinação, são removidas e os dados são devolvidos aos seus jogadores. O posicionamento de um par de dados pode causar que vários pares de dados sejam removidos. Nenhum dado é removido se nenhum jogador posicionar uma combinação mais baixa do que as existentes na tabela, qualquer que seja a linha onde a nova combinação seja posicionada.
Se, no início da vez de jogar de um jogador, os seus dados estiverem na tabela, o jogador avança o seu contador pelo número de espaços iguais ao valor indicado na linha da tabela.
Se, pelo contrário, no início da vez de jogar de um jogador, os seus dados não estiverem na tabela, o seu contador não se move.
O jogador cujo contador alcançar o último espaço do trilho, ganha o jogo.
Estamos perante um jogo divertido e familiar, que apesar de simples requer muita estratégia na colocação das combinações de dados na tabela.
Outro lançamento previsto para este ano de Reiner Knizia: Fits

Sem comentários: