Super Bowl - Gridiron Master

No próximo Domingo realiza-se o Super Bowl, a final do campeonato de Futebol Americano.
Pelo que é uma boa altura para falar de um jogo sobre este desporto, o Gridiron Master (Proud Internation Games) .

Componentes
A caixa do jogo é bastante apelativa. O tabuleiro é feito de madeira, e tem desenhado um campo de futebol. O tabuleiro é uma peça única do tamanho da caixa do jogo, com pequenos buracos para fixar os atletas. O jogo tem, pelo menos, 20 capacetes diferentes nas várias cores de cada equipa, os quais são usados para representar os atletas.

Regras do Jogo/Modo de Jogar
O livro de regras tem muitas ilustrações e diagramas de explicação – o livro de regras tem 45 páginas!
O jogo tem um grande realismo na preparação com 11 homens de cada lado da bola. Existem diferentes tipos de jogadores, cada um move-se no tabuleiro como as peças de xadrez. Cada jogo começa com a preparação ofensiva de 11 atletas numa formação. Depois, de a preparação ofensiva estar feita, a defesa é posicionada. A equipa ofensiva pode então movimentar um homem se desejar. Quando tudo isto tiver sido feito, a esquipa ofensiva atira a bola e o jogo começa.
A equipa defensiva obtém o primeiro movimento do jogo e pode mover um dos seus jogadores de acordo com os movimentos permitidos para cada peça. Os jogadores normalmente movem-se como peões, e caso seja possível podem fazer movimentos similares a uma captura de peão de um jogo de xadrez.
As outras peças da equipa defensiva podem fazer movimentos estratégicos para alcançar posições que serão úteis, mais tarde no jogo.
Após a equipa defensiva mover um atleta, a equipa ofensiva move um dos seus atletas.
Os atletas ofensivos também podem capturar peões defensivos.
Os “running backs” e os “receivers” podem mover-se ao longo do seu caminho restrito.
Uma “handoff” pode ocorrer se duas peças estiverem adjacentes. O “Quarterback” pode passar a bola numa linha recta de 8 unidades de distância da sua posição actual.
O jogo tenta seguir as regras normais do Futebol Americano, tens 4 tentativas para mover a bola por 10 jardas. Claro que existem buracos no tabuleiro por cada 5 jardas, pelo que só tens de te mover por dois buracos para conseguir um “first down”.
Qualquer “Kicking” é resolvido com os dados.
O jogo tem a duração de 4 períodos, cada período consistem em 5 movimentos (por equipa).
Contudo, uma simples jogada pode demorar 1 a 2 minutos, deves estar preparado para despender grande parte de uma tarde para conseguires perceber o jogo.

Sem comentários: