Martinique - QWG Games

Um jogo de Emanuele Ornella para 2 jogadores editado pela QWG Games.
“Martinique” é um jogo para dois jogadores. A vitória é atribuída ao primeiro jogador que encontrar o Tesouro Perdido sobre a ilha de Martinica.

Antes de começar o jogo, as peças que localizam o tesouro são misturadas e duas são colocados perto do tesouro, em qualquer lugar sobre a ilha, indicando as suas coordenadas. De seguida, outros peças são dispostas sobre o mapa e na taberna.


O jogo desenrola-se em duas fases bem distintas. Ao nascer do sol, cada jogador desloca os seus quatro piratas sobre a ilha para acumular o máximo de indícios possíveis sobre a posição do mapa e recuperar algumas das ementas dos tesouros. Deslocar um pirata é muito simples: sobre grande parte dos espaços são colocados, aleatoriamente, peças de Lembrança. Estas indicam um tipo de objecto e cada uma tem um número que indica por quantos espaços, o pirata deverá deslocar-se.

Se parar sobre um “3”, o pirata deverá deslocar-se exactamente por três espaços aquando da jogada seguinte. A peça de Lembrança é então retirada do jogo e o espaço fica vazio. Ao reunir peças de Lembrança, é também possível recuperar pequenos tesouros. Passar por cima dum pirata adversário, obriga o jogador a revelar uma das suas peças do Mapa, se ele tiver uma.

Se não se parar sobre um espaço de Lembrança, vazio ou contendo uma peça de Mapa, ou se vai directamente para a Taberna, o pirata é retirado e colocado na taberna. Não poderá então deslocar-se mais, mas ter-lhe-á sido possível encontrar um indício sobre a posição do tesouro (em todo caso, onde não é). Na taberna, se chegar entre os primeiros, o pirata poderá igualmente recuperar um indício bónus ou um joker.

Quando todos os piratas chegarem à taberna, a fase do nascer do sol termina e começa então a fase do pôr-do-sol. É o momento de começar a escavar. Todos os piratas, pela ordem de chegada à taberna, são colocados sobre o tabuleiro, num lugar onde o tesouro poderá estar. Uma vez colocados todos os piratas, o seu espaço é revelado. Se um pirata estiver em cima do tesouro, encontra-o e o jogador ganha o jogo. Se não, conta-se o número de pontos de vitória acumulados.

Coordena a deslocação dos teus piratas para voltar à taberna no momento oportuno, encontra alguns indícios e tenta deduzir outros elementos da colocação adversária. Mais tarde, certamente, ninguém não está livre de um golpe de sorte do seu adversário que se posiciona sobre um bom espaço, acabando por encontrar o tesouro.

Sem comentários: