Shadows over Camelot e/ou Shadows over Brooklyn


Temos informação que Cathala está a trabalhar com Serge Laget numa nova versão de Shadows over Camelot. Este título de 2005 introduziu a noção de um jogo cooperativo com um traidor e ganhou um Spiel des Jahres especial em 2006. Contudo, o jogo já tem alguns anos. Mesmo que o design ainda seja uma referência para muitos, é claro que os jogos cooperativos evoluíram enormemente desde então.
O título ainda vendia, mas Cathala e Laget perceberam que, em algum momento, a editora Days of Wonder arquivaria o título definitivamente, então decidiram começar a trabalhar numa nova versão com o conhecimento da editora, uma vez que jogo não seria reimpresso, a fim de libertar o stock existente.
A Days of Wonder pensou que o jogo teria novamente um cenário medieval, com os jogadores sendo talvez a próxima geração de cavaleiros seguindo os de Camelot. No entanto, os autores viajaram para longe do cenário original do jogo.
A ação acontece no final do século XIX, em Brooklyn (ou talvez em Londres), onde somos descendentes dos Cavaleiros da Távola Redonda numa sociedade secreta que esconde o Graal nas profundezas da cidade para proteger dos ataques dos super vilões da época (como Moriarty, Frankenstein, etc.).
O jogo é dinâmico, e tu podes sempre movimentar-te e jogar - sem mais riscos de ficar preso por horas no mesmo lugar como antes para o graal. Temos equipamentos steampunk especiais feitos por M (um descendente de Merlin, um conceito à James Bond, o conhecido Q) que, usado em combinações, permite efeitos muito agradáveis e estimula o jogo. Temos um modo solo e um modo para dois jogadores super agradáveis.
Em suma, para os autores, a nova versão é claramente superior à versão anterior e também para as pessoas que a testaram - mas a editora não está nada convencida. O problema, segundo os autores, é que não podem voltar ao mundo medieval, a menos que se transformem os cavaleiros em mágicos da Távola Redonda, o que realmente não fazia sentido.
Tantos os autores com a Days of Wonder, estão angustiados, aborrecidos e desapontados com a situação. Trabalham juntos tentando descobrir como continuar.
Cathala apresenta três possibilidades:
(1) Reimprimir o Shadows over Camelot por mais tempo enquanto há mercado e adiar "Shadows over Brooklyn" até que o jogo anterior morra de forma natural.
(2) Abandonar a reimpressão e obter os direitos da Days of Wonder, após o que os autores procurarão um novo editor. Cathala diz que não deve ser muito difícil. Nos últimos seis meses, recebeu cinco pedidos de editores estrangeiros (um alemão, um italiano e três americanos) que não conhecia e com quem nunca tinha discutido sobre o jogo, e todos eles observaram que o Shadows over Camelot não é mais produzível e estão interessados ​​em pegar a tocha.
(3) Reimprimir o Shadows over Camelot e, se Days of Wonder permitir, procurar outro editor, para o novo design, pois segundo Cathala: "Afinal, o tema é diferente e o sistema de jogo é diferente, então é realmente um novo jogo por si só”.
Ele reconhece que esta última hipótese seria a solução ideal, já que os dois jogos estariam no mercado, mas a situação deve ser resolvida pelas três partes, conforme os contratos existentes. Dito isso, escreve Cathala, "o que também está claro é que este projeto viverá num futuro incerto porque estamos visceralmente apegados a ele".

Sem comentários: