A Runadrake tem
uma história com 10 anos. Ao longo deste tempo houve muitas mudanças. Daí ser
importante saber quem é e o que é hoje a Runadrake?
A Runadrake, não renegando o seu passado, encontra-se numa
fase de reestruturação que a tornará mais forte e sustentável, procurando-a
adaptar ao mercado que hoje existe. Assim, numa primeira fase irá concentrar-se
na consolidação do mercado nacional e na reformulação do portfolio oferecido
aos nossos clientes. Este foco no mercado nacional é importantíssimo para depois
consolidarmos algumas parcerias internacionais de forma a termos condições de
internacionalizar os nossos novos jogos.
A aposta da
Runadrake, passa pela produção própria de jogos de tabuleiro ou pela
representação de editoras estrangeiras no mercado da língua Portuguesa?
Neste processo de reestruturação, a principal aposta é na
produção própria de jogos de tabuleiro (seja por criação própria ou por acordo
com autores), uma vez que é mais fácil assim adaptarmos o nosso portfolio às
necessidades dos nossos clientes / jogadores. No entanto, iremos continuar a
assegurar a distribuição de alguns best-sellers de algumas editoras
internacionais como a Days of Wonder, Franjos, White Goblin e Rio Grande entre
outros, aproveitando os mesmos canais de distribuição. Agora, claramente que o
nosso foco é diminuir quantitativamente o nosso portfolio, para podermos ter
uma focagem maior numa menor gama de produtos e com isso ganharmos a confiança
dos nossos clientes.
Dada a atual crise conjuntural por que passa Portugal e a europa, o negócio dos jogos de tabuleiro, ainda é apetecível e rentável?
Sim, continua a ser um negócio com boas perspetivas, até
porque o negócio dos jogos de tabuleiro cruza-se com o da Educação. Assim, se
numa primeira fase queremos reduzir o nosso portfolio de jogos, numa segunda
fase iremos avançar com novas edições, indo de acordo às expetativas do
mercado. E por exemplo, para jogos que sejam considerados materiais didáticos,
existe uma enorme apetência pelos mesmos. E no primeiro semestre de 2013,
através de uma parceria que a breve prazo será anunciada, iremos ter novidades
nesta área.
São animadoras
as expetativas da Runadrake para o futuro da própria empresa e do mercado dos
jogos de tabuleiro em Portugal?
É do conhecimento geral que nada está facilitado para
empresas que laborem hoje em dia, especialmente neste tipo de mercados. No
entanto, a Runadrake mantém o seu espírito combativo que sempre a caracterizou.
Quanto ao mercado de jogos de tabuleiro em Portugal, é necessário principalmente
muito trabalho de divulgação, num esforço conjunto entre os operadores do ramo
e dos seus aficionados. De qualquer forma, a nossa perceção é que o mercado tem
sempre vindo a crescer desde há vários anos, apesar de haver uma maior
proliferação de produtos no mercado. Pelo que quem opera no mesmo, tem de
adaptar diferentes estratégias, nomeadamente ao nível da quantidade de vendas
por uma referência. Assim, é necessário diversificar para que o negócio não
esteja demasiado dependente só de um produto ou canal de distribuição.
Como está a
correr a aposta da Runadrake no Brasil?
Como é público, a Runadrake tem passado nos últimos anos
um período difícil, já que no passado demorou muito tempo a reagir às mudanças
no mercado, pelo que o seu volume de negócios diminuiu substancialmente.
Contudo, todos devemos aprender com os erros, pelo que agora queremos
focalizarmo-nos no mercado nacional para que numa segunda fase, mais
sustentadamente possamos almejar o mercado internacional, sendo o Brasil uma
das nossas prioridades. Neste momento, precisamos garantir condições que nos
permitam entregar os produtos, pelo que nesta fase, como explicámos antes,
estamos a diminuir o número de jogos para que seja possível assegurar mínimos
de produção.
Sobre o Brasil
e depois da publicação de uma acusação por parte da Revista LudoBrasil,
gostaríamos de saber o que a Runadrake tem a dizer sobre este assunto? E se
este episódio não prejudicou a imagem da Runadrake?
A resposta da Runadrake é simples: os aspetos do
relacionamento entre entidades e/ou relacionamentos comerciais devem ser
mantidos entre as partes envolvidas. Não achamos que as denúncias públicas
sejam a melhor forma de resolver a situação. Como qualquer empresa que tem
passado por períodos turbulentos, temos dívidas antigas a fornecedores,
parceiros, etc. No entanto, estamos a trabalhar para dar a volta à situação e
conseguir pagar aquilo que devemos. Temos dado a cara perante toda a gente e
não saímos do mercado, voltando com uma nova empresa. Assim, assumimos as
dívidas que temos e estamos a encetar todos os esforços para que a recuperação
da empresa seja um sucesso, permitindo libertar o dinheiro para pagar as
dívidas antigas. Posto isto, se somos os primeiros a pronunciarmo-nos sobre
isso, pensamos que o caso sofreu um aproveitamento para servir outros
propósitos, e temos confiança que o público saberá bem distinguir isso.
Quais foram as
grandes apostas da Runadrake na feira de Essen?
As nossas apostas foram nos nossos jogos próprios, Why
First?, que ganhou o 1º Prémio Internacional de Criação de Jogos de Tabuleiro
organizado pela Ludopolis, e o Turned, de autores brasileiros, que ganhou o 1º
Concurso Print & Play da Ilha do Tabuleiro, do Brasil.
Qual foi a
reação do público de Essen às novidades apresentadas pela Runadrake?
Foi bastante positiva, especialmente porque são propostas
fora de vulgar: no primeiro, ganha quem ficar em 2º lugar no final de 5
corridas, e no segundo, aquilo que parece um mero jogo de zombies afinal revela
ter uma mecânica incomum: aqui não se trata de matar zombies, e sim de fugir
deles ou tornar-se num, jogando como um zombie.
Quais são os
jogos que a Runadrake vai apostar para este Natal?
Este Natal, iremos concentrar os nossos esforços
principalmente na venda dos jogos Why First? e Turned, querendo atingir no mais
curto espaço temporal as 1000 unidades vendidas de cada um deles. Aproveitamos
o espaço de antena concedido pelo vosso blog para lançar uma promoção
natalícia, envolvendo estes dois jogos. Assim, quem quiser uma prenda de natal
original para oferecer, pode adquirir os 2 por 30€ + portes de envio, pode-nos
enviar um email para info@runadrake.com e receberá no correio estes dois novos
jogos. Aproveitem!
Será que neste
Natal vamos encontrar os jogos da Runadrake nos hipermercados?
O nosso foco neste momento é crescer de forma sustentada.
Assim, possivelmente a realidade dos hipermercados não será imediata (pois
exige capacidade financeira que não temos no momento), mas nunca se sabe se o
“Pai Natal” nos reserva alguma surpresa.
3 comentários:
porque conheço o tipo de sr e sra e o que são capazes de fazer, aconselho a lerem e investigarem (se quiserem) se pretendem continuar a ter o vosso nome associado a gente desta laia deixo a vossa consideração:
http://www.redomanet.com.br/forum/viewtopic.php?f=8&t=170
atentamente
anónimo
PS: Pelo que sei é apenas a ponta do iceberg
Pelo que conheço esta empresa tem um histórico gigantesco de clientes e parceiros insatisfeitos e frustrados, tanto em seu país quanto em outros países.
Aconselho a novos investidores e clientes a pesquisarem bem e procurar conhecer bem as empresas com a qual irão fazer negócio antes de firmar acordo pois todos sabemos que as aparências enganam e algumas empresas enganam mesmo.
Face ao comentários anónimos aqui produzidos, o dreamwithboardgames gostaria de informar que a Runadrake tem cumprido escrupulosamente todas as parcerias que temrealizado com o dreamwithboardgames. Até ao momento, não temos nada apontar à Runadrake, antes pelo contrário.
As parcerias entre o dreamwithboardgames e a Runadrake tem corrido tão bem que estamos a realizar mais um passatempo com a Runadrake, vejam aqui todos os pormenores:
http://dreamwitthboardgames.blogspot.pt/
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