Paleo - Squale Games (mais um Crokinole)

Um jogo de Pascal Reymond para 2 a 4 jogadores, a partir dos 8 anos, com a duração de 15 a 45 minutos.

Um jogo estratégico de aventura e de destreza.

A fabulosa cidade de Paleo foi engolida pelos oceanos há 5.000 anos e caiu no esquecimento. Um manuscrito de pergaminho acabou de ser descoberto, revelando a posição das suas portas. As imensas riquezas da cidade descritas no manuscrito inspiraram muitos desejos e ambições.
Como o responsável de uma equipa de exploradores e de mercenários, tens de montar o acampamento no arquipélago de Paleo. Mas outras equipas também vão chegar ao local. Protegido pelos teus mercenários, os teus exploradores estão prontos para lançar uma busca para encontrar as chaves que dão o acesso à cidade. Tens de tirar vantagem dos muitos recifes do arquipélago para permanecer à frente dos teus concorrentes.
Na versão básica do Paleo para dois jogadores, os jogadores preparam um tabuleiro de 65 x de 65 cm com quatro recifes centrais, dois santuários para cada jogador nos cantos do tabuleiro, e cinco recifes suplementares posicionados de acordo com as várias regras. Cada jogador controla uma equipa de cinco exploradores e de três mercenários; tens de mover estas peças atirando-as com os dedos como no Crokinole. Se o teu mercenário bater numa peça oponente, essa peça é removida do tabuleiro; remove todas as peças oponentes, e marcas um ponto.
Os exploradores são usados para entrar nos santuários oponentes e para recuperar duas chaves que permitem depois ao jogador entrar na porta de Paleo ao centro do tabuleiro. (Quaisquer das tuas peças que entrem num santuário, podem ser trocadas por outras peças já capturadas pelos oponentes). Esta vitória vale dois pontos, e para completar um jogo, um jogador precisa de ganhar quatro pontos para ser o vencedor.
As regras incluem as instruções para 3 a 4 jogadores, para além disso inclui também as regras para dez outros jogos para 2 a 4 jogadores, tais como: hockey, a kayak race, e capture the king.
Já podem comprar o jogo aqui.

Sem comentários: