alea iacta est - Alea

Os jogadores assumem o papel de Caesar e competem pela maioria dos pontos do prestígio. Isto acontece através do posicionamento inteligente dos seus oito dados, que são colocados em cinco edifícios diferentes. No “Castrum”, novas províncias podem ser conquistadas, enquanto os aristocratas podem ser recrutados no “Forum Romanum” para serem enviados para essas províncias. No “Senatus”, as cartas podem ser ganhas por benesses que irão ser mantidas em segredo até ao final do jogo. O “Templum” concede pontos do prestígio directamente da deusa Fortuna. Cada dado que não ganhe um lugar, em quaisquer destas localizações, termina a ronda na “Latrina”, onde concede ao seu proprietário uma ficha “repete!”, que pode ser usada para voltar a lançar os dados ou serem trocados na relação, de duas para um ponto de prestígio no final do jogo. Cada edifício tem regras especiais no que diz respeito ao posicionamento dos dados, permitindo várias possibilidades tácticas, com os lançamentos dos dados.
Cada ronda termina quando um jogador posiciona o seu último dado, e após cinco ou seis rondas, dependendo se tens 4-5 ou 2-3 jogadores, os aristocratas são organizados nas suas províncias, as cartas do Senado são reveladas, e as pontuação são totalizadas. O jogador com o maior número de pontos de prestígio, é o vencedor!

Resumo das Regras
Em cada ronda, os jogadores realizam jogadas lançando os seus dados (dos quais têm oito no início) e posicionam um ou vários deles, em um dos cinco edifícios. Quando um jogador posiciona o seu último dado, a ronda que estava a ser jogada está completada, a seguir os cinco edifícios são pontuados. Cada edifício tem regras de posicionamentos diferentes:

Templum: O primeiro jogador a posicionar aqui, um dos seus dados de qualquer valor, a seguir tira uma ficha de pontos de prestígio, com a face virada para baixo (vale 1-3 cada uma), olha para ela, e posiciona-a, com a face virada para baixo, à sua frente. O segundo jogador a posicionar aqui, tem de posicionar exactamente dois dados, que têm de ter um valor combinado mais elevado do que o primeiro dado posicionado. Esse jogador tira duas fichas do “Templum” e olha para elas, da mesma maneira que o primeiro jogador. O jogador seguinte a posicionar aqui, tem de colocar três dados, com um valor total que exceda os dois dados previamente posicionados, e esse jogador tira três fichas, e assim em diante.
Nota: Um jogador que já tenha um ou vários dados no “Templum”, adiciona um dado ou dados para fazer a quantidade correcta.
No final da Ronda, o jogador com a maioria de dados no “Templum” fica com duas das suas fichas e vira-as, com a face para cima. Todos os restantes jogadores com dados ficam com uma ficha, cada um deles.

Senatus: Um jogador posiciona uma qualquer “sequência” de dados aqui (por exemplo: 3-4-5 ou 1-2-3-4). Não podes posicionar uma sequência que seja igual a uma já posicionada. No final da ronda, o jogador com mais dados numa sequência, tira três cartas de Senado do monte e escolhe uma para ficar com ela, com a face para baixo. O jogador com segundo maior número de dados, escolhe uma carta das duas cartas que sobraram. Se existir um empate para o número de dados, então o desempate é feito através do dado com o valor mais elevado na sequência (Por exemplo, se um jogador já tiver posicionado 3-4-5, podes posicionar 4-5-6 ou 2-3-4-5, qualquer uma delas é superior) . A carta de Senado oferece benesses no final do jogo, tais como permitir que os aristocratas sejam enviados para as províncias que não coincidam com a sua cor, ou dão a um jogador um ponto bónus, para cada ficha da província, etc.

Castrum: Tantas fichas de província quanto o número de jogadores são tiradas em cada ronda. Aqui, os jogadores posicionam um ou mais dados do mesmo valor. Um jogador pode posicionar aqui, mais do que um grupo, durante a ronda (mas somente um por jogada). Mais uma vez, não é permitido que posiciones um grupo de dados que coincida exactamente com um grupo de um oponente que já tenha sido posicionado aqui (Por exemplo, se um oponente tem 5-5-5, tu podes posicionar 5-5 ou 5-5-5-5.). Também podes reforçar um grupo que já tenhas posicionado anteriormente, com mais dados do mesmo valor, desde que não coincida com qualquer outro grupo.
No final da ronda, o grupo com mais dados (desempate: o valor mais elevado) dá a esse jogador a primeira escolha de fichas de província. O jogador em segundo lugar, é-lhe concedida a segunda escolha, e assim em diante, até que todas as fichas de província para a ronda, sejam tiradas ou todos os grupos de dados tenham sido premiados.
Nota: Uma vez que é permitido a um jogador posicionar mais do que um grupo, durante a ronda, é possível para um único jogador ganhar diversas fichas de província. Há seis cores diferentes de fichas de província, cada uma vale 1-4 pontos, mas valem menos 1 ponto, se não existir nenhum aristocrata com essa cor, dessa província, no final do jogo.

Fórum Romanum: São tiradas do monte 5-7 fichas de aristocratas em cada ronda (dependendo do número de jogadores). Cada uma vale 1-3 pontos e são homens ou mulheres. Um jogador pode posicionar um dado de qualquer valor ou dois com um valor total de 5 (1+4 ou 2+3) no “Forum Romanum”. Os valores mais baixos dos dados são mais valiosos aqui, e um dado é sempre posicionado à esquerda de qualquer dado igual ou superior, deslocado o outro dado para a direita. Só existem tantos espaços para os dados, quanto a quantidade de aristocratas (5-7), e quando um dado é deslocado para fora do tabuleiro, ele aterra no Latrina. No final da ronda, o dado o mais distante para a esquerda, concede ao seu jogador a primeira escolha de aristocratas, o dado seguinte, concede a segunda escolha, e assim em diante. Os aristocratas não têm valor no final do jogo, se uma província da cor coincidente não for encontrada para eles. Um jogador pode enviar um homem ou uma mulher para uma província, ou enviar um de cada tipo, como um par, mas ambos têm de coincidir com a cor dessa província.

Latrina: Todos os dados não usados pelos jogadores no final da Ronda, e os dados que falhem para ganhar uma ficha de província, ficha de aristocratas ou carta de Senado, são posicionados aqui. Cada dado concede ao seu proprietário uma ficha “repete!” ou uma ficha de voltar a lançar os dados. Estas fichas permitem que um jogador volte a lançar qualquer número dos seus dados durante uma jogada, ou podem ser conservadas para o final do jogo, onde duas fichas valem 1 ponto de prestígio, cada uma.

Segundo informações da Rio Grande Games o jogo “alea iacta est” irá ser lançado em inglês, mas ainda não tem data de lançamento, preço ou o título, é de supor que o nome será diferente do original.
Vejam aqui o vídeo de apresentação do jogo.

3 comentários:

Unknown disse...

Mais um excelente artigo!
E como sempre o primeiro nas novidades.
Tens grandes fontes de informação...

Obrigado, andava mesmo à procura deste jogo.
Quando estiver à venda avisa o pessoal!

Indiana disse...

Que posso dizer mais sobre aquilo que já escrevi no jogo anterior...

Todos andávamos à procura de novidades sobre este jogo, e aqui estão publicadas as regras do jogo.

Obrigado!

dreamwithboardgames disse...

Este jogo também está na minha lista de compras.

Quando houver novidades, eu dou notícias.