Last Train To Wensleydale - Treefrog

Este será o segundo jogo de caminhos-de-ferro da Treefrog - Martin Wallace.
O objectivo do jogo vai ser transportar o máximo de pedra, queijo, e vários passageiros, desde as colinas de Yorkshire até às linhas do “North Eastern Railway” e o “Midland Steam”, duas importantes companhias de caminhos-de-ferro da época. Os vales desempenham um papel importante no ditar onde podes construir os trilhos. Depois de teres construído uma linha tens de adquirir máquinas em segunda mão para transportar mercadorias e passageiros.
A construção do trilho pode também ser dificultada pelos residentes locais, que objectam que a linha de caminhos-de-ferro seja construída nas suas terras. Para superar tal oposição recorres à influência no governo para arranjar as necessárias ordens de compra compulsivas. O jogo é para três a quatro jogadores e demora entre 60 a 90 minutos. O nível de complexidade é similar ao Tinners' Trail.
A mecânica principal é o sistema de leilão, que é um pouco parecida com a do jogo Amun Re.
Uma ficha de influência é atribuída, de forma aleatória, a cada uma das oitos caixas de influência. Estas já têm entre duas e três fichas de influência impressas. Há quatro formas de influência. Podes ter influência com as outras companhias de caminhos-de-ferro para permitir que compres comboios em segunda mão, (a tua companhia é demasiado pequena para ter os seus próprios engenheiros). Quanto mais influência, melhor o comboio que podes obter. Os comboios são usados para transportar passageiros e as mercadorias, assim, não obter tal influência é realmente muito mau. Há sempre a possibilidade de converteres três pontos de influência em um ponto de comboio.
O segundo tipo de influência é a influência no governo. Quando cada jogador tem essa influência, determina a ordem de construção do trilho. Também precisas de gastar um ponto de influência do governo para comprar compulsivamente a terra de um residente local. As duas últimas formas de influência são no “Midland Steam” e “North Eastern Railway”. Para poderes construir uma das suas estações, precisas de despender um ponto de influência. Também podes despender influência para eles assumirem o controlo do teu trilho. Os jogadores licitam por influência com cubos de investimento, recebes 12 deles por jogada, um máximo de 15 no total. Tens de licitar em dois conjuntos de influência.

Agora, os jogadores constroem o trilho. Pagas pelo trilho com os cubos que ainda tens contigo. Podes também converter quaisquer pontos de influência que tenhas em pontos para construção. Há três tipos de terrenos, campos abertos, vales, e planaltos. O mapa é composto por retalhos destas áreas. Os campos abertos custam um ponto para construir, os vales custam dois pontos. Não podes construir em áreas de planalto. Quando constróis uma ligação, ela é posicionada através da borda de duas áreas. Uma borda só pode ter uma ligação a funcionar através dela. Podes construir tantos trilhos, quantos os que quiseres, mas todos eles devem ser uma linha, podes fazer ramificações numa única construção. Tens de começar de uma localização que pertença a “Midland Steam” ou “NER” ou numa localização que já tenhas construído.

De seguida, os jogadores compram comboios e transportam mercadorias. No início do jogo o tabuleiro do jogo é preenchido, aleatoriamente, com queijo, pedra, e passageiros. Os passageiros são vermelhos, verdes, ou branco. Os passageiros vermelhos desejam viajar para uma localização MS, passageiros verdes desejam viajar para uma localização NER. Os passageiros brancos não são realmente passageiros, eles são os proprietários de terra, que não querem que construas nas suas terras. Há uma variedade de comboios disponíveis, cada um capaz de transportar quantidades diferentes de passageiros e de mercadorias. Tu pagas para usar um comboio com pontos de influência de comboio, o custo varia, dependendo do tamanho do comboio. Cada tipo de comboio só pode ser usado por um jogador. A ordem para seleccionar os comboios e para transportar as mercadorias é determinada por quantos pontos de influência de comboio que cada jogador tem.

Depois dos jogadores reivindicaram mercadorias e passageiros, calculas o lucro e a perda. Cada pedra vale £2, o queijo e os passageiros valem £1. Subtrai deste total £1 por cada ligação de trilho que tens no tabuleiro do jogo. Anota isso, ao mesmo tempo que o jogo prossegue, como nenhuma nova mercadoria ou passageiro são adicionados, os trilhos que funcionem com as áreas vazias serão um entrave nos teus lucros. Fazes as marcações quando o teu lucro sobe ou desce no trilho do lucro e da perda. Não recolhes nenhum dinheiro actualmente por isso, porque a quantidade de dinheiro envolvido é muito menor do que as somas do investimento empatado na construção do trilho. Contudo, no final do jogo adicionas ou subtrais o teu nível actual de lucro aos teus pontos de vitória.

Agora, os jogadores podem ter uma das duas grandes companhias a assumir o controlo dos seus trilhos. Despendendo um ponto de influência no MS ou no NER permite que essa companhia tome o controlo de duas das tuas ligações. Só podes ter um conjunto de ligações, tomada numa jogada, e devem formar uma única linha, terminando numa localização nomeada. Observa que quaisquer localizações que forem conectadas ao MS ou ao NER tornam-se disponíveis para todos os jogadores para construírem.

O jogo termina depois de quatro jogadas com quatro jogadores ou cinco jogadas com três jogadores. Pontuas um ponto por cada mercadoria e passageiro que tenhas removido do tabuleiro. Pontuas um bónus de dois pontos por cada conjunto completo de peças, isto é, um queijo, uma pedra, um passageiro vermelho e um passageiro verde. Assim, tu és recompensado por teres um conjunto equilibrado de peças.


dreamwithboardgames News
Martin Wallace BGGSite Oficial
Warfrog GamesBoardGameGeek
Wensleydale na Wikipedia

Sem comentários: