Os Telhados de Ludóvia - Loodo


Há alguns dias atrás fui contactado pelo Raphael Aleixo da Loodo para dar a minha opinião sobre o jogo, "Os Telhados de Ludóvia".
Este jogo é um “print-and-play”, ou seja, basta fazer o dowload dos componentes do jogo no site e imprimi-lo de forma gratuita.
O “Os Telhados de Ludóvia” é jogo com regras simples e divertido, onde os jogadores assumem o papel de um ladrão de casas que anda por cima dos telhados, fugindo à polícia e que tenta obter a Fama e a Fortuna!
A história do jogo desenrola-se no calmo bairro rico da cidade de Ludóvia. Os ladrões planeiam assaltos, mas também precisam de determinar quem é o seu líder, pelo que organizam uma competição. O vencedor será aquele que acumular mais pontos de fama e fortuna.
Os jogadores vão vasculhar as casas, à procura de tesouros valiosos, saltando de telhado em telhado, regressando sempre ao covil para exibir o produto dos seus assaltos.
Não é uma tarefa fácil, pois cada jogador tem de evitar de ser preso pela polícia que faz a vigia nas ruas, assim como também têm de evitar confrontos com os outros ladrões, para não serem roubados pelos seus adversários do mesmo ofício.



O objectivo do jogo é obter pontos de “Fama e Fortuna” o mais depressa possível, para ser o primeiro a obter 15 pontos, e assim ser considerado o ladrão mais famoso e bem sucedido da cidade. Para alcançares este objectivo, tens de roubar as casas do bairro rico de Ludóvia e transportar o fruto da tua actividade de regresso ao covil, para converteres os teus tesouros em pontos de “Fama e Fortuna”.

Cada jogador tem 4 pontos de acção na sua vez de jogar, que pode utilizar para mover-se de:
- uma rua para outra rua;
- de uma rua para um beco adjacente;
- de uma rua adjacente ao Covil para o Covil;
- do Covil ou da Prisão para uma rua adjacente;
- de um beco para um telhado adjacente;
- de um beco para um beco do Mercado Negro ou vice-versa;
- de um telhado para um beco adjacente;
- de um telhado para um telhado adjacente.

Quando um jogador se encontra em cima de um telhado que tem uma carta, o jogador pega nessa carta e verifica o seu conteúdo. Se a carta for um tesouro, o jogador guarda-o, se a carta for um evento, o jogador deve revelar, em voz alta, o conteúdo desse evento.
Atenção que um jogador não pode transportar mais do que 3 tesouros.

Existem no jogo duas situações engraçadas.
A primeira é Tentar roubar outro ladrão.
Um jogador pode tentar roubar um ladrão que esteja posicionado no mesmo telhado onde se encontra o jogador. Quando isto acontece, cada um dos intervenientes deve lançar o dado para determinar o vencedor. Se o atacante vencer, pode roubar um tesouro ao seu adversário de forma aleatória.

A segunda situação é tentar derrubar um ladrão.
Um jogador pode tentar derrubar um ladrão que esteja posicionado no mesmo telhado onde se encontra o jogador. Quando isto acontece, cada um dos intervenientes deve lançar o dado para determinar o vencedor. Se o atacante vencer, derruba o defensor, escolhendo em que quarteirão irá posicionar o defensor.

Podes utilizar o Mercado Negro para comprar diversos equipamentos. Pagando essas aquisições com os tesouros roubados.

Por fim para obteres a Fama e Fortuna, só tens de regressar ao Covil e converter os teus tesouros roubados em Pontos de Fama e Fortuna.

O Jogo termina quando um jogador consegue alcançar os 15 pontos de fama e fortuna.

Mas para seres o vencedor tens de ser rápido, evitar confrontos com os teus adversários e também evitar encontros com a Polícia. Caso sejas apanhado pela polícia és preso e podes ser julgado pelos teus crimes, o que pode atrasar em muito o teu objectivo de ganhar o jogo.

O jogo está engraçado e divertido, contudo o factor sorte do dado está demasiado presente. Já dei a minha sugestão sobre como diminuir este factor sorte e tornar o jogo mais estratégico – através da introdução de cartas. Sei que para um jogo ““print-and-play”, torna-se complicado criar muitas cartas. Porque temos fazer muitas impressões e temos de fazer muitos recortes, mas pode ser que se consiga um compromisso para esta situação.





Sem comentários: